Mapas na internet são uma realidade cada vez mais presente na atualidade. Eles permitem o compartilhamento de mapas de maneira interativa, de modo que profissionais e demais usuários podem visualizar a manipular (a depender do sistema) camadas em diferentes localidades de forma simultânea.
Além disso, a publicação de mapas na nuvem gera uma grande visibilidade para os seus produtos cartográficos. Existem muitas ferramentas que permitem a produção e a publicação de mapas na internet.
Algumas são pagas e outras possuem código aberto, permitindo até mesmo a sua colaboração para diversos projetos cartográficos.
Abaixo, listamos 12 ferramentas que possibilitam a criação e publicação de mapas na internet que sem dúvida você deve conhecer.
QGIS Cloud
O QGIS Cloud é uma plataforma WebGIS para publicação de mapas, dados e serviços na internet.
Todo o trabalho de configuração dos serviços é feito e gerenciado com o QGIS.
Com o plugin QGIS Cloud, é possível carregar dados locais para o banco de dados QGIS Cloud e publicar mapas na internet, bem como os serviços compatíveis com OGC.
Graças ao QGIS Server usado no processo, os mapas publicados parecem exatamente como na área de trabalho.
O QGIS Cloud possui o plano gratuito, oferecendo um banco de dados com 50 MB de armazenamento e 10 conexões simultâneas de bancos de dados.
Além disso, oferece um plano pago com valores a partir de 65 €/mês, com 10 bancos de dados de no máximo 500 MB, com possibilidades de personalização e funções adicionais.
Fizemos um artigo de como publicar mapas na internet usando o QGIS Cloud, bem como um vídeo no youtube.
ArcGIS Online
ArcGIS Online é o software de mapeamento em nuvem da Esri.
É com toda a certeza uma poderosa plataforma de criação e publicação de mapas na internet, permitindo uma colaboração ampla e através de diversos dispositivos.
O ArcGIS Online é uma ferramenta paga, mas que permite um teste gratuito de 21 dias.
Caso você queira o pacote individual, seja profissional ou estudante, o plano tem preço a partir de US$ 100,00 / ano. Para empresas, é necessário entrar em contato para orçar seus custos de aquisição.
Mapbox
Mapbox é uma empresa com poderosas soluções de mapeamento.
Parte de suas soluções envolvem o Mapbox Studio, que permite a criação e gerenciamento de mapas de todos os tipos, com diferentes níveis de interação, além disso, permite publicar os mapas na internet.
O MapBox pode ser usado gratuitamente com alguns limites de usuários, requisições e navegação. É possível ver os limites de utilização e os preços aqui.
Basicamente, você paga de acordo com a utilização, no entanto, todas as funcionalidades das ferramentas do MapBox estão disponíveis, permitindo o uso pessoal/individual tranquilamente.
Google My Maps
O My Maps da Google permite criar e compartilhar mapas usando os serviços do Google Maps.
Ele possibilita a inclusão de camadas com as extensões .csv, .xlsx, .kml ou .gpx, e além disso, permite imagens estáticas.
Algumas funcionalidades do Google Maps podem ser inseridas e compartilhadas no mapa, como por exemplo, a medição de distâncias, rotas, desenho de polígonos e marcadores.
Com diversas texturas de mapas, o My Maps é gratuito e você pode criar diversos mapas usando sua conta Google.
CARTO
É uma ferramenta de análise espacial nativa para nuvem.
CARTO é uma solução para empresas e instituições públicas que querem usar dados espaciais para a estratégia de seus negócios e projetos.
Ela permite um teste de 14 dias para uso suas de suas ferramentas, entretanto por ser uma solução B2B, o uso total é pago.
GIS Cloud
GIS Cloud é uma ferramenta de mapeamento colaborativo em tempo real.
Através do Map editor, é possível criar e compartilhar mapas em tempo real, com suporte a diversos formatos vetoriais, como .shp, .kml, .gpx, .tif, .sid, bem como uma rica simbologia SIG.
O Map viewer, por vez, é a ferramenta de visualização e compartilhamento da GIS Cloud.
GIS Cloud é uma ferramenta paga e só permite experimentar as soluções por período determinado.
InstaMaps
O InstaMaps permite analisar, criar e gerenciar dados espaciais em nuvem.
A ferramenta é de uso aberto e bastante intuitiva, sem dúvida vale a pena conferir.
Os idiomas disponíveis são o inglês, espanhol e catalão.
MapTiler
MapTiler permite criar e compartilhar mapas na internet de forma fácil e gratuita, pois é um sistema de código aberto.
Os planos pagos permitem a utilização da infraestrutura da empresa, porém é possível baixar a ferramenta e utilizar em sua própria infraestrutura de hospedagem.
A MapTiler possui, ainda sim, um plano gratuito com limites de armazenamento e projetos, podendo ser usado para fins não comerciais.
uMap
O uMap permite criar mapas através de camadas do OpenStreetMap e publicá-los na internet.
Assim como o MapTiler é uma ferramenta de código aberto e portanto disponível publicamente.
GeoWE
A GeoWE é uma iniciativa para visualização e edição de dados espaciais.
A ferramenta é livre e pode ser usada gratuitamente, não só para fins comerciais como também para fins acadêmicos ou individuais.
Além das muitas funcionalidades, é possível usar a GeoWE para mapeamento colaborativo em tempo real através do RTCMapping.
QGIS2Web
Da mesma forma que o QGIS Cloud, O QGIS2Web é plugin do QGIS que gera um mapa da web a partir do seu projeto QGIS Desktop.
Ele replica tantos aspectos do projeto quanto possível, incluindo camadas, estilos (categorizados e graduados) e extensão, assim como permite escolher entre as bibliotecas OpenLayers, Leaflet e Mapbox GL JS.
O QGIS2Web permite exportar o mapa em uma pasta no computador ou em um servidor da web escolhido.
GeoServer
O GeoServer é um servidor baseado em Java que permite aos usuários visualizar e editar dados espaciais.
Usando padrões abertos estabelecidos pelo OGC, o GeoServer permite grande flexibilidade na criação de mapas e compartilhamento de dados.
A ferramenta está em conformidade com o padrão Web Feature Service (WFS) e Web Coverage Service (WCS) que permite o compartilhamento e edição dos dados que são usados para gerar os mapas.
O GeoServer também usa o padrão Web Map Tile Service para dividir seus mapas publicados em blocos facilitando o uso na internet e em aplicações móveis. Com toda a certeza é um servidor poderoso que merece ser utilizado.
Mapas na internet
Conhece outras soluções para publicação de mapas na nuvem? Coloque nos comentários e contribua com o artigo.
Se houver alguma dúvida, comente abaixo e responderemos assim que possível.
Abraço.
Conteúdo muito interessante!! Parabéns pelo empenho em apresentar boas informações.