Os dados de Vegetação do Brasil são parte do Mapeamento de Recurso Naturais (MRN) realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O MRN “consiste na produção, compilação, armazenamento e disseminação de informações relacionadas aos recursos naturais, com abrangência sistemática do território nacional, em quatro áreas temáticas: Geologia, Geomorfologia, Pedologia e Vegetação”.
Os dados de vegetação se caracterizam pelo mapeamento da cobertura do solo do território nacional, com ênfase na distribuição regional das fitofisionomias de vegetação natural de acordo com o Sistema de Classificação da Vegetação do IBGE.
A metodologia de classificação pode ser encontrada no Manual Técnico de Vegetação (2ª edição), produzido também pelo IBGE.
Os dados foram produzidos na escala de 1 para 250 mil e utilizam o EPSG 4674, com datum SIRGAS 2000 (Sistema de Coordenadas Geográficas).
Como inserir a vegetação do Brasil no QGIS
Depois de baixar o arquivo de Vegetação compactado clicando no botão ao lado esquerdo da tela, descompacte-o.
Por serem polígonos, você precisa escolher a ferramenta que abre camadas vetoriais. Para isso, no QGIS, pressione Ctrl + Shift + V ou vá no menu Camada -> Adicionar camada -> Adicionar Camada Vetorial…:
Outra opção é clicar em qualquer dos ícones destacados em vermelho na imagem acima, sendo o segundo ícone pertencente à barra de ferramentas que, por padrão, vem desabilitada no QGIS. Se você não souber como habilitá-la, veja este tutorial em nosso blog.
Todas as opções abrem o Gerenciador de Fonte de Dados:
Em bases de vetores, clique no botão Buscar (destacado em vermelho na imagem acima), navegue pelas pastas até os arquivos baixados que você descompactou e selecione o arquivo com extensão .shp, como na imagem abaixo:
No Gerenciador de Fonte de Dados, clique em Adicionar para inserir a camadas vetorial no QGIS.
Por fim, feche o Gerenciador de Fonte de Dados e veja o seu dado de Vegetação brasileira inserido no QGIS:
Não esqueça de salvar o projeto.
Encontrou algum erro, tem dúvidas ou sugestões? Contate-nos por aqui.