Como abrir shapefile (camadas) no QGIS

Jocilene Barros
Editado em mar 2024

Abrir shapefile depende da utilização de um software SIG, pois a extensão refere-se a um dado espacial.

Se você leu nosso artigo contendo a lista de sites para baixar dados espaciais, sabe o que significa dados espaciais.

Lá explicamos que um dado espacial ou dado geográfico é um dado que possui uma localização geográfica, determinada pelas suas coordenadas.

Esses podem ser espaciais (gráficos), representados nos formatos vetorial ou matricial, ou podem ser tabulares, representados por códigos alfanuméricos que são armazenados em tabelas.

Nesse mesmo artigo, mostramos as principais fontes de dados espaciais disponíveis para diversos tipos de trabalhos, profissionais ou acadêmicos, e nessas fontes você pode encontrar muitos formatos de arquivos contendo a informação espacial, dentre os quais o shapefile.

O shapefile é um formato de arquivo que contém dados espaciais, desenvolvido pela ESRI, a mesma que desenvolveu o software SIG ArcGIS, que listamos nesse artigo.

Sendo um dos mais populares formatos de arquivos, ele descreve geometrias, como pontos, linhas, e polígonos, que podem representar diversos elementos da realidade, como bacias, regiões, rios, etc. cada qual com atributos destes elementos.

Devido sua popularidade, é muito utilizado em softwares SIGs para diversos níveis de trabalho e por isso farei um breve tutorial de como inserir um arquivo shapefile no QGIS.

Fizemos também um tutorial em vídeo que está em nosso canal no Youtube, você pode acessá-lo neste link.

Como abrir shapefile no QGIS

Depois de baixar o arquivo shapefile em uma das fontes de dados na web ou em nosso site, primeiramente, é necessário que você tenha pelo menos 3 arquivos principais para abrir o shapefile em um software SIG:

  • .shp, contendo as formas vetoriais;
  • .dbf, contendo os atributos no formato dBase (uma tabela de atributos);
  • .shx, um índice que posiciona a geometria, o que na prática significa que liga os arquivos .dbf ao .shp.

Se obtiver apenas o arquivo .shp, não conseguirá importá-lo para qualquer software SIG.

Recomendamos que você também possua o arquivo de extensão .prj, que armazena o Sistema de Referência de Coordenadas do shapefile.

Execute o QGIS

O primeiro passo é executar o QGIS.

Para este exemplo, estamos utilizando a versão 3.22, que pode ser baixada neste link.

Inserindo uma camada vetorial

Os três principais modos de inserir a camada shp são:

  • Através do menu ‘Camada’ na barra de menu;
  • Através do painel de gerenciar camadas;
  • Pressionando Ctrl + Shift + V (camada vetorial).

Através do menu ‘Camada’ na barra de menu

Na barra de menu, vá em Camada -> Adicionar camada -> Adicionar Camada Vetorial…:

Adicionar camada vetorial no QGIS

Através do painel de gerenciar camadas

Para inserir um arquivo .shp desse modo, é necessário ativar o painel de gerenciar camadas, que vem desativado por padrão após a instalação do QGIS.

Recomendamos que você insira um shapefile de referência antes de incluir o seu shapefile.

Por exemplo, você pode adicionar os limites municipais do Brasil do IBGE para conferir se a localização do seu shp está correta ao comparar com a camada de referência.

Para selecioná-lo, na barra de menu, vá em Exibir -> Barra de Ferramentas -> Gerenciar camadas:

Ativar gerenciador de camadas no QGIS

Ele será visualizado à esquerda da tela, como destacado na imagem abaixo:

Gerenciador de camadas ativado

O botão para adicionar camada vetorial é o primeiro de cima para baixo:

Botão vetor no painel de gerenciar camadas

Pressionando Ctrl + Shift + V

Estas teclas abrem o gerenciador de camadas vetoriais, como é o caso do shapefile.

Para inserir outros tipos de camadas, identifique o conjunto de teclas correspondentes no menu Camada -> Adicionar camada.

Como abrir shapefile no QGIS

Seja qual for o modo escolhido para adicionar uma camada vetorial, a próxima janela pedirá para buscar o shp.

Aqui, estarei usando uma camada referente aos limites da América do Sul do ano de 2019, obtida no portal de mapas do IBGE.

Busque nos diretórios, selecione o arquivo com extensão .shp e clique em Abrir:

Buscar shapefile

O gerenciador de fonte de dados mostrará detalhes do arquivo selecionado.

Se estiver tudo certo, basta clicar no botão Adicionar:

Adicionar shapefile no QGIS

A janela do gerenciador de fonte de dados permanecerá aberta, possibilitando que você continue buscando e adicionando quantas camadas desejar.

Lembre-se de, a cada camada selecionada, clicar em Adicionar.

Por fim, feche a janela do Gerenciador de Fonte de Dados:

Shapefile adicionado ao qgis

O shapefile está inserido e pronto para uso.

Shapefile não é exibido no QGIS

Se o QGIS não exibir as feições ao abrir shapefile, pode ser que ele esteja sem um SRC definido.

Nesse caso, como já mencionado, você pode inserir uma camada de referência (como os limites territoriais do IBGE, por exemplo) em um projeto em branco, em seguida inserir o seu shapefile, clicar com o botão direito em cima da camada e clicar na ferramenta aproximar para a camada.

Verifique se a localização do seu shapefile está condizente com a localização da camada de referência.

Caso isso não ocorra, provavelmente você terá que georreferenciar seu shapefile para atribuir um SRC a ele.

Se o desenho do shapefile não aparecer, pode ser que a tabela de atributos esteja vazia, indicando que as feições foram apagadas, nesse caso, você terá que refazer o dado.

Qualquer dúvida comente aí abaixo, faremos o possível para te responder.

Jocilene Barros

Doutoranda em Ciência do Sistema Terrestre pelo INPE. Bacharel e Mestre em Geografia pela UFRN.

25 respostas para “Como abrir shapefile (camadas) no QGIS”

  1. Oi, Jocilene! Perfeito conteúdo, muito obrigada. Você poderia me ajudar? Não consigo visualizar o shapefile do próprio IBGE dos limites da América do Sul. Tentei a versão de 2015 e 2017 e nada. Confirmei o SCR e tudo ok. O engraçado é que ele aparece adicionado na coluna “camadas” mas deslizando o mouse as coordenadas estão praticamente zeradas. Na parte do site, vou subir um vídeo do drive caso você queira visualizar o problema. Agradeço de paixão se você conseguir me ajudar.

    • Bom dia Lorena, obrigada! Sobre sua dúvida, isso não deveria acontecer já que é um dado oficial do IBGE… Mesmo clicando com o botão direito e dando zoom na camada ele não aparece? Se sim, talvez seja um problema com a instalação do seu QGIS. Você instalou a versão LTR (atualmente 3.34)? Se persistir o erro tenta desinstalar o QGIS completamente com o revo por exemplo e depois instalar a LTR.

  2. Boa tarde Jocilene Barros,

    Tenho uma dúvida e se puder eu agradeço.

    Não estou conseguindo vincular o shape com o banco de dados no QGis. Sabe me dizer se existe essa opção?

    No ArcView possui essa opção ao clicar com botão direito no shape.

    Grato.

    • Boa noite, no QGIS não existe essa opção como no ArcView. Para trabalhar com banco de dados você deve usar o gerenciador de BD indo no menu Banco de dados, mas são ferramentas para geopackage e PostGIS por exemplo, não contemplam shapefile.

    • Olá Ivan, verifique se o seu shapefile possui um sistema de referência de coordenadas. Você também pode inserir algum shapefile de referência (por exemplo, limites municipais do IBGE) e depois o seu, se não aparecer no lugar correto pode clicar com o botão direito em cima da camada e dar um zoom para a camada (ou um nome parecido, depende da versã0), veja se aparece. Se estiver numa localização bem diferente, precisa georreferenciar o shapefile.

  3. Olá, Jocilene. Tudo bem? Eu baixei o QGIS na versão Hannover LTR recentemente, e ao tentar adicionar uma camada pelo gerenciador, o programa trava e não consigo fazer mais nada. Tentei utilizar versões mais antigas mas o problema persiste. Você saberia dizer o que pode está causando isso? Desde já agradeço a atenção.

    Abraço.

  4. Bom dia. Recentemente, baixei o aplicativo livre DWG TrueView. Agora, todos os meus ficheiros shapefile que antes tinham a extensão “shp” passaram a ter “DWG TrueView Shape Source”. Isto tem alguma alteração em trabalhar com estes ficheiros no QGIS? Como posso por os ficheiros vetoriais com a extensão original .shp?
    (já experimentei a desinstalar o DWG TrueView, mas ficou igual)
    Obrigado.

  5. Bom dia. Estou fazendo o shape para o car e assim que importo não aparece a opção de reprogetar a camada e assim concluir para prj.

  6. Olá Jocilene! Converti um arquivo dwg para shp, depois tentei abri-lo com o QGIS e não deu certo, o quê pode ter dado errado? O arquivo em dwg esta georreferenciado ou seja, possui coordenadas reais.

  7. Olá estou com o mesmo problema, mas é um projeto novo. Adiciono qualquer camada de shapefile e não aparece nada, estou usando um shapelife das unidades federativas do Brasil.

  8. Boa tarde!

    Eu consigo adicionar sem problemas o .shp, mas não aparece nada na área do mapa! a camada está ali, mas o mapa em si não. O que fazer?

    • Boa tarde Talita, verifique se o SRC do seu shapefile está diferente do SRC do projeto (se for o caso, tente reprojetar um deles), se ele realmente possui alguma geometria na tabela de atributos, tente também dá um zoom para a camada (clicando com o botão direito do mouse) e se certifique que está usando a ferramenta de “inserir shapefile” e não “criar shapefile”.

  9. Bom dia. Quando faço a importação de um shape, seguindo os processos iguais os mostrados aqui e corretos, meu Qgis já abre dizendo que o meu shapefile é do tipo marcador, sendo que eu quero abrir um polígono. Não consigo fazer a modificação e todos meus shapes abrem como marcadores, fazendo com que eu nao consiga trabalhar com figuras.

    Desde já agradeço a ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *