Muitos trabalhos na área de Geoprocessamento e Cartografia envolvem a necessidade de utilizar e/ou baixar imagens de satélite.
Por isso, o QGIS possui uma ferramenta que possibilita a conexão com alguns servidores que fornecem imagens de satélite.
Por exemplo, o QGIS permite trabalhar com imagens de satélite do Google, Bing, Esri, etc.
No entanto, o trabalho com estas imagens depende da manutenção da conexão do QGIS com servidores externos, tornando temporário o armazenamento destas imagens.
Para torná-las definitivas, vamos prosseguir com o download delas dentro do próprio QGIS.
Como baixar imagens de satélite no QGIS
Primeiro, vamos nos conectar à imagem. No menu superior, vá em Web -> QuickMapServices -> Google -> Google Satellite:
Após adicionar a camada ao QGIS, clique com botão direito sobre ela e vá em Exportar -> Salvar como…:
A próxima tela exibirá as configurações da camada raster que será exportada. Definições como local de salvamento, resolução, formato de saída, etc.:
Para o Modo de saída escolha Dados brutos.
Em Formato, mantenha GeoTIFF e desmarque a opção Criar VRT.
Em seguida, defina o nome do arquivo e local de salvamento, e mantenha o SRC pré-definido para a camada.
Em Extensão, se define a vista de saída da imagem, ou seja, os limites da imagem a ser salva. Eu escolhi Extensão da tela do mapa, que salva a imagem na extensão apresentada na tela do QGIS.
A opção Resolução, permite definir o valor de resolução da imagem, sendo recomendado entre 0,5 e 1 metro para imagem em alta resolução.
Nas Opções de criação, eu coloquei o Perfil Alta compressão, que diminui drasticamente o tamanho do arquivo exportado.
É possível colocar as outras definições em Extensão, porém, lembre-se que imagem de satélite é um arquivo bem pesado.
Por exemplo, a imagem exportada nesse caso compreendia uma vista aérea de Natal-RN e o arquivo, mesmo em alta compressão, finalizou com 1,20 GB!
Clique em Ok para salvar a camada. É possível que haja alguma mensagem de validação com relação às opções de saída, basta clicar em ok e o QGIS prosseguirá com o salvamento.
Dependendo da área definida para salvamento e da resolução, pode demorar um pouco para processar.
Tendo, então, finalizado o processo, a camada ficará disponível no QGIS e pode ser usada offline em seus projetos, além de facilitar na questão do desempenho e renderização da imagem.
Por fim, não esqueça de usar as imagens de satélite do Google de acordo com os termos de uso da empresa.
Como vejo imagens atuais no satelite do Qgis?
Olá, Luana, não sei se entendi bem a sua pergunta.
O plugin sempre mostra um mosaico das melhores imagens do lugar, podem ser imagens recentes ou mais antigas. Para ver as datas das imagens do google, uma opção é abrir o Google Earth PRO (GEP) e comparar visualmente com a imagem que está no QGIS, no canto inferior direito do GEP é possível visualizar a data.
Agradeço ao abençoado pelas informações para ajudar àqueles que querem aprender como a cara e coragem. Com poucos recursos.