Os dados de bacias hidrográficas incluem as bases hidrográficas e unidades de planejamento hídrico produzidos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Você encontrará um catálogo de vários dados do sistema de metadados da ANA contendo:
- Unidades de Planejamento Hídrico;
- Regiões hidrográficas;
- Bacias e Aquíferos Transfronteiriços do Brasil;
- Bacias e outras bases hidrográficas do Brasil;
- Grandes bacias hidrográficas da América do Sul.
Você pode acessar e baixar todos esses dados no Catálogo de Metadados da ANA.
Unidades de Planejamento Hídrico
De acordo com a ANA, as Unidades de Planejamento Hídrico (UPH) são “subdivisões das bacias hidrográficas estudadas, caracterizadas por uma homogeneidade de fatores geomorfológicos, hidrográficos e hidrológicos que permitem a organização do planejamento e do aproveitamento dos recursos hídricos ali existentes“.
As UPHs são formadas por bacias ou sub-bacias hidrográficas de rios afluentes ou segmentos das bacias dos rios principais, com continuidade espacial.
Baixar Unidades de Planejamento Hídrico (SHP)
As camadas vetoriais de UPH estão no formato shapefile, são do ano de 2016, estão na escala de 1 para 1.000.000 e usam o EPSG 4674, datum SIRGAS 2000 (Sistema de Coordenadas Geográficas).
Fizemos um vídeo em nosso canal no Youtube mostrando como baixar bacias hidrográficas e rios nos Metadados da ANA.
Regiões hidrográficas
A Região hidrográfica é o espaço territorial brasileiro compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas, com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares.
Baixar Regiões hidrográficas (SHP)
As camadas vetoriais de regiões hidrográficas estão no formato shapefile, são do ano de 2020, estão na escala de 1 para 1.000.000 e usam o EPSG 4674, datum SIRGAS 2000 (Sistema de Coordenadas Geográficas).
Bacias e outras bases hidrográficas do Brasil
Aqui você encontra um catálogo de Bases Hidrográficas Ottocodificadas em variadas escalas. Além de camadas vetoriais no formato Geopackage de dados hidrográficos do Brasil.
Os dados abaixo estão no formato Geopackage, são do ano de 2017, possui múltiplas escalas e estão com o EPSG 4674, datum SIRGAS 2000 (Sistema de Coordenadas Geográficas).
Baixar Base Hidrográfica Ottocodificada Completa (GPKG)
Ou você pode baixar as bases hidrográficas Ottocodificadas em diferentes níveis diretamente no catálogo de Metadados da ANA.
Você também pode baixar dados espaciais hidrográficos no formato Geopackage no catálogo como:
- Trechos de Drenagem;
- Áreas de Contribuição Hidrográfica;
- Pontos de Drenagem;
- Cursos d’Água;
- Linha de Costa
Catálogo de dados espaciais hidrográficos
Lembrando que todas as camadas acima também são do ano de 2017 e usam o EPSG 4674, datum SIRGAS 2000 (Sistema de Coordenadas Geográficas).
Bacias e Aquíferos Transfronteiriços do Brasil
Você também pode baixar Bacias Hidrográficas e Sistema Aquíferos para além do território brasileiro, ou seja, camadas com os limites hidrográficos transfronteiriços do Brasil, abrangendo outros países da América do Sul.
Baixar Bacias Hidrográficas Transfronteiriças do Brasil (SHP)
Baixar Aquíferos Transfronteiriços do Brasil (SHP)
As camadas vetoriais estão no formato shapefile, são do ano de 2020, estão na escala de 1 para 250.000 e usam o EPSG 4674, datum SIRGAS 2000 (Sistema de Coordenadas Geográficas).
Os dados são melhores vistos usando as camadas com os limites territoriais do Brasil e dos países da América do Sul. Essas camadas também são da ANA, possuem a mesma escala, ano e EPSG informado.
Grandes bacias hidrográficas da América do Sul
Você pode baixar os limites das grandes bacias hidrográficas da América do Sul também desenvolvidos pela ANA.
Essa delimitação se refere ao primeiro nível da codificação de Ottobacias, que são áreas de contribuição dos trechos da rede hidrográfica codificadas segundo o método de Otto Pfafstetter para classificação de bacias.
Baixar bacias hidrográficas da América do Sul (SHP)
As camadas vetoriais estão no formato shapefile, são do ano de 2013, estão na escala de 1 para 1.000.000 e usam o EPSG 4291, datum SAD69 (Sistema de Coordenadas Geográficas).
Em virtude desta camada usar o datum SAD69, considerado obsoleto desde 2015, o ideal é que você reprojete a camada para SIRGAS 2000. Veja este vídeo em nosso canal sobre reprojeção.
Como inserir as camadas de Bacias hidrográficas no QGIS
Para inserir as camadas no formato shapefile, veja este tutorial em nosso blog de Como abrir shapefile no QGIS.
Para o Geopackage, os caminhos são os mesmos, no entanto você precisa de apenas um arquivo GPKG.
Uma outra maneira é simplesmente arrastar o arquivo com a extensão desejada (SHP e GPKG) para dentro do QGIS, seja na área de mapas ou de camadas.
Lembre-se de manter o arquivo de extensão SHP junto aos outros arquivos necessários e sempre coloque seus dados espaciais em pastas definitivas, pois qualquer mudança de pasta ou exclusão de arquivos comprometerá o projeto do QGIS.
Encontrou algum erro, tem dúvidas ou sugestões? Contate-nos por aqui.