Os limites dos países da América do Sul são polígonos com as fronteiras internacionais dos países da América do Sul que compõe a Base Cartográfica Contínua.
A camada shapefile disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está atualizada para o ano de 2021 e possui Sistema de Referência de Coordenadas EPSG: 4674, datum SIRGAS 2000 (Sistema de Coordenadas Geográficas).
Como inserir os limites dos países da América do Sul no QGIS
Depois de baixar o arquivo compactado clicando no botão de download, descompacte-o.
A pasta descompactada terá vários arquivos que compõe a camada shapefile, lembre-se que camadas shapefiles necessitam de todos os arquivos juntos, portanto não os separe!
Por ser uma feição de polígonos, você precisa escolher a ferramenta que abre camadas vetoriais no QGIS.
Para isso, pressione Ctrl + Shift + V ou vá no menu Camada -> Adicionar camada -> Adicionar Camada Vetorial…:

Outra opção é clicar em qualquer dos ícones destacados em vermelho na imagem acima. O primeiro ícone abre o Gerenciador de Fonte de Dados diretamente e o segundo ícone é a ferramenta de inserção de camadas vetoriais da barra de ferramentas.
Por padrão, a barra de ferramentas vem desabilitada, se você não souber como habilitá-la, veja este tutorial em nosso blog.
Qualquer das opções escolhidas abrirá o Gerenciador de Fonte de Dados:

Em bases de vetores, clique no botão Buscar (destacado em vermelho na imagem acima). Navegue pelas pastas até os arquivos baixados referentes aos limites político-administrativos da América do Sul que você descompactou e selecione o arquivo com extensão .shp como na imagem abaixo:

Voltando ao Gerenciador de Fonte de Dados, clique em Adicionar para inserir as camadas vetoriais no QGIS e, por fim, feche o Gerenciador de Fonte de Dados.

Camada vetorial inserida. Não esqueça de salvar o projeto!
Encontrou algum erro, tem dúvidas ou sugestões? Contate-nos por aqui.