As localidades do Brasil são pontos (centroides) referentes às categorias político-administrativas que remetem à Resolução IBGE – PR nº 007 de 04/01/1989.
As localidades foram classificadas em cidades, vilas (distritos), povoados (aglomerados rurais), projetos de assentamento (agrovilas), aldeias indígenas e áreas urbanas isoladas.
Cidade é a localidade onde está sediada a Prefeitura Municipal. É constituída pela área urbana do distrito sede e delimitada pelo perímetro urbano estabelecido por lei municipal.
Distritos são unidades administrativas dos municípios, cuja criação, desmembramento ou fusão se faz por lei municipal. Dependendo da legislação estadual, poderão ser subdivididos em subdistritos, regiões administrativas, zonas e similares.
Vila é a sede do distrito e é delimitada por perímetro urbano definido por lei municipal, como a área urbana.
Aglomerados rurais são localidades situadas em área legalmente definida como rural, caracterizada por um conjunto de edificações permanentes e adjacentes, com arruamentos reconhecíveis ou dispostos ao longo de uma via de comunicação.
Os aglomerados rurais podem ser do tipo: Povoados, Lugarejos ou Núcleos.
Projetos de Assentamento (Agrovilas) definem-se como as novas unidades de produção agrícola, por meio de políticas governamentais visando o reordenamento do uso da terra, em benefício de trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra.
Aldeias Indígenas de acordo com a FUNAI, se define como a casa, morada ou conjunto de casas (ou malocas), que serve de habitação para o indígena e aloja diversas famílias.
As aldeias indígenas, como pertencentes às localidades do Brasil, são centroides e portanto não são equivalentes ao shapefile de Terras indígenas (que são polígonos).
Como abrir as localidades do Brasil no QGIS
Após baixá-lo, clicando no botão de baixar ao lado esquerdo da tela, você deve descompactar o arquivo ZIP.
Para abrir os centroides no QGIS, pressione Ctrl + Shift + V ou vá no menu Camada -> Adicionar camada -> Adicionar Camada Vetorial…:
Outra opção é clicar em qualquer dos ícones destacados em vermelho na imagem acima. o Gerenciador de Fonte de Dados será aberto:
Em bases de vetores, clique no botão Buscar (destacado em vermelho na imagem acima). Navegue pelas pastas até o arquivo baixado que você descompactou e selecione o arquivo com extensão .shp:
De volta ao Gerenciador de Fonte de Dados, clique em Adicionar para inserir a camada vetorial dos pontos de localidades do Brasil no QGIS. Por fim, feche a janela do Gerenciador de Fonte de Dados.
Centroides inseridos. Não esqueça de salvar o seu projeto sempre que possível, 🙂
Encontrou algum erro, tem dúvidas ou sugestões? Contate-nos por aqui.