Baixe os logradouros do Brasil por estados, disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o IBGE, os dados espaciais de logradouros são as linhas que representam graficamente os arruamentos das áreas urbanas, de extensão urbana e de aglomerados rurais dos municípios brasileiros.
É utilizada pelo IBGE para planejar e realizar levantamentos de dados do Censo e Pesquisas Estatísticas como Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua e a Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF, entre outras, contemplando todos os municípios brasileiros, especialmente, suas cidades e vilas.
Como entender os arquivos baixados
Ao clicar no botão que redireciona à página de downloads dos arquivos você encontrará as pastas dos estados com as faces de logradouros:
Ao clicar em qualquer das pastas referentes aos estados do Brasil, você verá um arquivo compactado com todas as faces de logradouros do estado em questão:
Para exemplificar, baixarei o arquivo referente ao estado do Rio Grande do Norte (RN). Em seguida, descompacte o arquivo.
Cada face mostra os logradouros de cada município do estado. Para saber qual face representa qual município, você deve identificar o código do município no nome do arquivo.
Perceba na imagem acima uma numeração no nome dos arquivos, que aparece no início de cada conjunto de feições. Esta numeração é o código do município.
Acesse o portal abaixo para identificar o código do município e comparar às camadas que você baixou. O portal é bastante intuitivo e você encontrará o código que deseja rapidamente:
Para identificar os logradouros de Natal, capital do RN, verifiquei no portal acima que o código de Natal é 2408102. Na pasta dos arquivos, busquei por esse número para obter o conjunto de feições referentes ao município de Natal:
Como inserir logradouros do Brasil no QGIS
Identificadas as feições do arquivo shapefile, vamos incluir a camada vetorial de logradouros de Natal-RN no QGIS.
Para isso, pressione Ctrl + Shift + V ou vá no menu Camada -> Adicionar camada -> Adicionar Camada Vetorial…:
Outra opção é clicar em qualquer dos ícones destacados em vermelho na imagem acima.
Qualquer das opções escolhidas abrirá o Gerenciador de Fonte de Dados:
Em bases de vetores, clique no botão Buscar (destacado em vermelho na imagem acima), navegue pelas pastas e selecione o arquivo com extensão .shp que você encontrou ao buscar pelo código do município.
Clique em Abrir e em seguida em Adicionar para inserir a camada no QGIS. Por fim, feche o Gerenciador de Fonte de Dados:
Encontrou algum erro, tem dúvidas ou sugestões? Contate-nos por aqui.