A Malha de Setores Censitários apresenta as feições dos setores censitários brasileiros organizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
De acordo com o IBGE, o Setor Censitário é a menor porção de áreas utilizadas pelo IBGE para planejar, coletar e disseminar os resultados dos Censos e Pesquisas Estatísticas do país.
Ao clicar no botão ao lado esquerdo, você irá baixar os setores censitários do Brasil inteiro para o ano de 2021 no formato shapefile.
No entanto, é possível baixar os setores para outros anos e em outros formatos, como por exemplo, os setores incluídos nos censos 2000, 2007 e 2010, além dos setores do censo agropecuário de 2017.
Você pode também baixar a malha de setores censitários para os anos de 2019 e 2020 por estados ou para o Brasil inteiro nos formatos SHP e KML.
Baixar outros Setores Censitários
Como inserir a Malha de Setores Censitários no QGIS
Depois de baixar e descompactar o arquivo, abra o QGIS.
Pressione Ctrl + Shift + V ou vá no menu Camada -> Adicionar camada -> Adicionar Camada Vetorial…:
Outra opção é clicar em qualquer dos ícones destacados em vermelho na imagem acima. O primeiro ícone abre o Gerenciador de Fonte de Dados diretamente e o segundo ícone é a ferramenta de inserção de camadas vetoriais da barra de ferramentas.
Por padrão, a barra de ferramentas vem desabilitada, se você não souber como habilitá-la, veja este tutorial em nosso blog.
De qualquer forma, o Gerenciador de Fonte de Dados será aberto:
Em bases de vetores, clique no botão Buscar (destacado em vermelho na imagem acima), navegue pelas pastas até os arquivos baixados referentes aos limites dos Setores Censitários do Brasil que você descompactou e selecione o arquivo com extensão .shp como na imagem abaixo:
No Gerenciador de Fonte de Dados, clique em Adicionar para inserir as camadas vetoriais no QGIS.
Por fim, feche o Gerenciador de Fonte de Dados e veja as camadas inseridas no QGIS:
Obs.: A malha de setores censitários incluída para download é para o Brasil inteiro e portanto o arquivo é um pouco pesado! Dependendo das configurações do seu computador, pode demorar um pouco para carregar as feições shapefiles no seu QGIS.
Lembrando que você pode baixar as malhas por estado, o que reduziria bastante a necessidade de desempenho computacional.
Encontrou algum erro, tem dúvidas ou sugestões? Contate-nos por aqui.