As mesorregiões e microrregiões do Brasil são polígonos criados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o IBGE, uma Mesorregião é uma área individualizada, em uma Unidade da Federação, que apresenta forma de organização do espaço geográfico definidas pelas seguintes dimensões: o processo social, como determinante; o quadro natural, como condicionante; e a rede de comunicação e de lugares, como elemento da articulação espacial.
Essas três dimensões possibilitam que o espaço delimitado como mesorregião tenha uma identidade regional. Essa identidade é uma realidade construída ao longo do tempo pela sociedade que aí se formou.
As Microrregiões Geográficas, consideradas como partes das mesorregiões, foram definidas por suas especificidades quanto à estrutura da produção agropecuária, industrial, extrativa mineral e pesqueira.
Para a compreensão das especificidades da estrutura produtiva, utilizaram-se, também, informações sobre o quadro natural e sobre relações sociais e econômicas particulares, compondo a vida de relações locais pela possibilidade de atender à população por meio do comércio de varejo, atacado ou dos setores sociais básicos.
Para mais informações sobre a Divisão Regional do Brasil em Mesorregiões e Microrregiões Geográficas, consulte esta fonte do IBGE.
Como abrir as mesorregiões e microrregiões do Brasil no QGIS
Ao clicar no botão para acessar a pasta com os arquivos, você deverá baixar dois arquivos, referentes aos dois polígonos, como na imagem abaixo:
Descompacte os arquivos em pastas separadas e, no QGIS, pressione Ctrl + Shift + V ou vá no menu Camada -> Adicionar camada -> Adicionar Camada Vetorial…:
Outra opção é clicar em qualquer dos ícones destacados em vermelho na imagem acima. Os dois abrirão o Gerenciador de Fonte de Dados:
Em bases de vetores, clique no botão Buscar (destacado em vermelho na imagem acima). Navegue pelas pastas até os arquivos baixados que você descompactou, selecione e abra o arquivo com extensão .shp:
No Gerenciador de Fonte de Dados, clique em Adicionar para inserir a camada vetorial das mesorregiões no QGIS e repita o processo de busca, seleção e adição do arquivo shapefile das microrregiões. Por fim, feche a janela do Gerenciador.
Encontrou algum erro ou tem sugestões? Contate-nos por aqui.