Sistema Costeiro-Marinho do Brasil

Dados espaciais  »  Biodiversidade  »  Sistema Costeiro-Marinho do Brasil

Sistema Costeiro-Marinho do Brasil são os limites das zonas costeiras e marinhas do Brasil produzidos em parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o então Ministério do Meio Ambiente (MMA).

De acordo com o MMA, a zona costeira é uma unidade territorial de transição entre a porção terrestre continental e o mar.

A zona costeira, segundo o Decreto Nº 5.300/2004, abrange uma faixa marítima e uma faixa terrestre.

A faixa marítima é o espaço que se estende por 12 milhas náuticas, medido a partir das linhas de base, compreendendo, dessa forma, a totalidade do mar territorial. A faixa terrestre, por sua vez é o espaço compreendido pelos limites dos Municípios que sofrem influência direta dos fenômenos ocorrentes na zona costeira.

O Sistema Costeiro-Marinho do Brasil apresenta as feições da faixa marítima que são frequentemente usadas para complementar as camadas dos biomas. Por isso, abaixo você pode baixar os limites dos biomas como complemento:

Baixar Biomas do Brasil

Os metadados são os mesmos, já que ambas as camadas foram produzidas no mesmo projeto, que você pode consultar em detalhes aqui.

Como inserir o Sistema Costeiro-Marinho do Brasil no QGIS

A camada disponibilizada pelo IBGE é do ano de 2019, possui escala de 1 para 250 mil e o Sistema de Referência de Coordenadas é o EPSG: 4674, datum SIRGAS 2000 (Sistema de Coordenadas Geográficas).

Depois de baixar clicando no botão ao lado esquerdo da tela, descompacte o arquivo.

No QGIS, pressione Ctrl + Shift + V ou vá no menu Camada -> Adicionar camada -> Adicionar Camada Vetorial…:

Abrir camadas shapefile no QGIS

Outra opção é clicar em qualquer dos ícones destacados em vermelho na imagem acima.

Quaisquer das opções abrirá o Gerenciador de Fonte de Dados:

Gerenciador de Fonte de Dados do QGIS

Em bases de vetores, clique no botão Buscar (destacado em vermelho na imagem acima), navegue pelas pastas até os arquivos baixados e selecione o arquivo com extensão .shp como na imagem abaixo:

Inserir Shapefiles do Sistema Costeiro-Marinho do Brasil no QGIS

No Gerenciador de Fonte de Dados, clique em Adicionar para inserir as camadas vetoriais no QGIS e, por fim, feche o Gerenciador de Fonte de Dados.

Shapefiles do Sistema Costeiro-Marinho do Brasil adicionados ao QGIS

Camadas adicionadas com sucesso. Não esqueça de salvar o projeto.

Encontrou algum erro, tem dúvidas ou sugestões? Contate-nos por aqui.