Feições do tipo polígono apresentando os limites de territórios quilombolas do Brasil, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
Os arquivos produzidos pelo INCRA não possuem metadados detalhados. Eles utilizam o Sistema de Referência de Coordenadas EPSG 4674, SIRGAS 2000 (Coordenadas Geográficas) e podem ser baixados por este link do INCRA.
Lembre-se de autorizar o navegador a permitir a exibição do site, já que ele pode reconhecer o certificado do INCRA como inválido.
Os metadados também não incluem o ano de produção das camadas vetoriais, mas a tabela de atributos contém as datas de publicação e titularidade dos territórios.
Para mais informações sobre as comunidades e territórios quilombolas, veja este link da Agência de notícias do IBGE ou aguarde por mais atualizações que virão sobre estas importantes comunidades, após a apresentação dos dados do censo demográfico 2022.
Como inserir os territórios Quilombolas no QGIS
Depois de baixar o arquivo compactado pelo botão esquerdo da sua tela, descompacte-o.
Para abrir os polígonos no QGIS, pressione Ctrl + Shift + V ou vá no menu Camada -> Adicionar camada -> Adicionar Camada Vetorial…:
Outra opção é clicar em qualquer dos ícones destacados em vermelho na imagem acima.
O primeiro ícone abre o Gerenciador de Fonte de Dados diretamente. O segundo ícone é a ferramenta de inserção de camadas vetoriais da barra de ferramentas que, por padrão, vem desabilitada. Para saber como habilitá-la veja este tutorial em nosso blog.
O Gerenciador de Fonte de Dados será aberto:
Em bases de vetores, clique no botão Buscar (destacado em vermelho na imagem acima) e navegue pelas pastas até os arquivos baixados que você descompactou e selecione o arquivo com extensão .shp:
De volta ao Gerenciador de Fonte de Dados, clique em Adicionar para inserir a camada vetorial dos territórios quilombolas do Brasil no QGIS.
Por fim, feche a janela do Gerenciador de Fonte de Dados e veja a camada aberta no QGIS:
Encontrou algum erro, tem dúvidas ou sugestões? Contate-nos por aqui.