O Georreferenciamento é uma prática recorrente na utilização de softwares SIGs, por isso preparamos um vídeo sobre como georreferenciar uma carta topográfica no SIG QGIS.
A carta é uma representação plana da superfície terrestre em média e grande escala.
Ela permite avaliação precisa de distâncias, localização, altitude, etc. Também se diferencia por ser dividida em folhas de forma sistemática.
A carta usada no tutorial é a representação de Brasília e foi baixada no portal do IBGE.
É possível também aplicar o georreferenciamento para outros tipos de representação cartográfica, como os mapas e até mesmo em imagens de satélite extraídas do Google Earth Pro, por exemplo.
É comum ler e ouvir sobre o Georreferenciamento de Imóveis Rurais, mas o termo georreferenciar não é exclusivo de imóveis rurais.
Georreferenciar significa
“atribuir à um dado, uma referência geográfica, ou seja, localizá-lo na superfície terrestre por meio de suas coordenadas, que podem ser planas ou geográficas, vinculando à um determinado sistema de referência”.
Então para o caso de imóveis rurais, georreferenciar envolve referenciar o imóvel, definindo a sua forma, dimensão e localização, por meio de métodos de levantamento topográfico.
Neste caso não faremos levantamento topográfico, mas apresentaremos a forma de georreferenciar uma carta topográfica no QGIS: