Se você já trabalha com SIGs, sabe da fundamental importância dos dados espaciais.
Um dado espacial ou dado geográfico é um dado que possui uma localização geográfica, determinada pelas suas coordenadas.
O atributo de localização é o que diferencia os dados geográficos de outros tipos de dados.
Os dados geográficos podem ser espaciais (gráficos), representados nos formatos vetorial ou matricial, ou podem ser tabulares, representados por códigos alfanuméricos que são armazenados em tabelas.
Neste artigo atualizado, listamos 22 sites para baixar dados espaciais vetoriais ou matriciais (como imagens de satélite, por exemplo). Todos de fontes confiáveis e alguns em sistemas WebGIS.
Antes da leitura, sugerimos que você consulte nosso catálogo de dados espaciais com links e tutoriais para download de dados geográficos de diversos temas, com mais fontes que as apresentadas neste post.
INDE – Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais
É uma das principais fontes de download de dados espaciais do Brasil. O sistema da INDE permite buscas convencionais por termos, temas e instituição.
Os dados espaciais podem ser baixados nas extensões KML/KMZ, csv (tabela) e também pode ser obtida a URL do serviço WMS do dado em questão.
Temos um vídeo no canal mostrando como baixar dados no portal da INDE.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
O IBGE é talvez a instituição que mais disponha de dados sobre o território brasileiro, o que inclui os dados espaciais.
No próprio portal do INDE, listado acima, você pode encontrar dados geográficos da instituição.
A partir do Portal de Mapas é possível baixar shapefiles dos limites da América do Sul, Brasil, estados e municípios, limites dos setores censitários, logradouros e muitos outros dados.
Nós fizemos um tutorial em vídeo explicando como baixar dados espaciais no portal do IBGE, é o primeiro vídeo do curso de mapa de localização no QGIS.
MMA – Ministério do Meio Ambiente
O MMA disponibiliza dados geográficos que podem ser consultados pelo software livre i3geo.
No catálogo você encontra, por exemplo, dados espaciais de clima, vegetação, solo, geologia, relevo e recursos hídricos.
Também é possível visualizar mosaicos de imagens dos satélites Cbers, Landsat e do sensor Aster.
O MMA disponibiliza outro site para Download de dados geográficos para fazer o download de dados espaciais de maneira mais direta, sem a interfase I3geo e visualização dos mapas.
ANA – Agência Nacional de Águas
No site HidroWeb, da ANA, você encontra dados espaciais das bacias hidrográficas brasileiras para download em formato shapefile, como hidrografia, limites de sub-bacias e a localização das estações pluviométricas e fluviométricas.
Os dados são separados em convencionais, telemétricos e dados de qualidade da água.
Você precisa executar o Adobe Flash para poder utilizar o sistema da ANA, o Google Chrome já possui esse plugin integrado, necessitando apenas permitir a execução.
INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
O INCRA também disponibiliza dados geográficos que podem ser baixados e visualizados pelo software livre i3geo.
É um acervo fundiário do Brasil que disponibiliza dados por unidade da federação, incluindo imóveis certificados, assentamentos e comunidades quilombolas.
Também é possível baixar shapefiles de imóveis rurais, áreas quilombolas e projetos de assentamentos por meio deste site do INCRA.
DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
O DNIT possui um amplo banco de dados geográficos, permitindo baixar dados sobre as malhas rodoviárias, aquaviárias e ferroviárias do país, além de inserir dados de base como limites estaduais e localização das capitais.
Você pode baixar dados nas extensões shapefile e kml.
Temos dois vídeos tratando dos dados espaciais do DNIT, sendo um sobre exploração do sistema VGEO e outro mostrando como fazer um mapa no sistema VGEO do DNIT.
CPRM – Serviço Geológico do Brasil
Anteriormente conhecido como Geobank, o sistema de geociências da CPRM – Serviço Geológico do Brasil, chamado de GeoSGB, permite baixar dados espaciais relacionados às geociências, como afloramentos, geodiversidade, dados paleontológicos, recursos minerais, petrografia, entre outros.
Você precisa executar o Adobe Flash para visualizar os mapas, se houver erro na visualização, veja se o seu navegador não está bloqueando aplicações Flash.
O download pode ser feito de acordo com o tipo de arquivo (raster, shapefile e KML).
ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica
A ANEEL, que atua na regulamentação do setor de energia no país, possui esse acervo de dados espaciais para o setor elétrico brasileiro, permitindo o download dos dados geográficos nos formatos shapefile e kmz.
Ao clicar em “Download” você será direcionado para o visualizador de mapas do SIGEL, se houver algum erro de certificado ou de conexão privativa, basta prosseguir no site, evitando a notificação de não seguro do navegador.
IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
O IBAMA possui um Sistema Compartilhado de Informações Ambientais (SisCom) que permite acessar imagens dos satélites Landsat 8 e Sentinel 1, visualizar a localização de empreendimentos registrados no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras, consultar o Geoserver do IBAMA, que permite a visualização e o download de camadas vetoriais do banco de dados em diversos formatos (WMS, WFS, KML, SHP-ZIP), dentre outros serviços.
FUNAI – Fundação Nacional do Índio
A FUNAI disponibiliza dados espaciais sobre as terras indígenas do Brasil através do software i3geo.
Você pode, por exemplo, baixar arquivos vetoriais com as áreas das terras indígenas e a localização das unidades da FUNAI, podendo visualizá-los também no Google Earth.
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Permite o download de dados espaciais de imóveis titulados, georreferenciados e glebas públicas federais. Além de obter dados das Unidades de Conservação Federais e de Terras Indígenas.
A visualização é feita por meio do software i3Geo e o download no formato shapefile, podendo visualizá-los também no Google Earth baixando o dado em formato KML.
IBGE – Banco de Dados de Informações Ambientais (BDiA)
É um banco de bases temáticas produzidas pelo IBGE ao longo dos últimos 20 anos, a partir de trabalhos de campo do projeto de mapeamento de recursos naturais, envolvendo dados sobre vegetação, pedologia (solos), geologia e geomorfologia.
Temos um vídeo de como baixar dados no sistema BDiA do IBGE, veja neste link.
MapBiomas
O Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil (MapBiomas) é uma iniciativa para gerar uma série histórica de mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil e outros temas correlacionados, como irrigação, qualidade das pastagens e cicatrizes de fogo.
Nasceu com o propósito de desenvolver e implementar uma metodologia rápida, confiável e de baixo custo para gerar mapas anuais de cobertura e uso do solo do Brasil a partir de 1985 até o presente.
Conta com uma plataforma para facilitar a disseminação da metodologia para outros países e regiões interessadas, além de estabelecer uma rede colaborativa de especialistas nos biomas brasileiros para o mapeamento da cobertura do solo e da sua dinâmica de mudanças.
Nós temos uma playlist de download e manipulação de dados do Mapbiomas, incluindo como baixar dados de uso e cobertura com 10 metros de pixel.
ANA – Metadados da Agência Nacional de Águas
GeoNetwork opensource possibilita acesso a bancos de dados georreferenciados, produtos cartográficos e metadados relacionados, obtidos de uma variedade de fontes.
Para este caso, a ANA (Agência Nacional de Águas) adaptou o GeoNetwork opensource para criar a plataforma de metadados da ANA, contento dados padronizados produzidos pela agência.
Dados espaciais matriciais (raster)
Além dos dados espaciais, principalmente shapefiles e kmz/kml, existem sites que permitem o download gratuito de imagens de satélite, modelos digitais de elevação, fotografias aéreas, ortoimagens e outros dados matriciais (raster).
Fizemos uma pequena lista de diferentes tipos de dados que você pode conferir abaixo.
Lembrando que também é possível baixar imagens de satélite usando o QGIS.
USGS – Serviço Geológico dos EUA
O Earth Explorer é um grande banco de dados gerenciado pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS) que permite baixar imagens de satélite multiespectrais e de radar de diversos lugares da Terra, por exemplo, imagens da série Landsat, satélite Sentinel 2, e imagens de radar da missão SRTM.
Você pode encontrar uma imagem no banco de dados a partir de um endereço, shapefile, arquivo kml, data ou desenhando um polígono dentro da área de visualização. Temos um tutorial ensinando a baixar imagens de satélite no Earth Explorer.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
O IBGE também disponibiliza arquivos dados espaciais do tipo raster de algumas áreas do Brasil para download, são eles: cartas imagem, modelos digitais de elevação, imagens ortorretificadas e ortomosaicos.
As imagens podem ou não serem encontradas georreferenciadas (TIFF), em diversos formatos (TIFF, JPG, PDF e ASCII), acompanhados ou não de base cartográfica vetorial.
BDGEx – Exército Brasileiro
O BDGEx é o sistema de banco de dados geográficos do Exército Brasileiro, que permite baixar, de acordo com o nível de acesso do usuário/instituição, cartas topográficas, modelos digitais de superfície, ortoimagens e vários outros dados do Brasil, inclusive imagens do satélite RapidEye.
O nível de acesso mais básico é aquele em que o usuário não precisa fazer o cadastro no sistema e o nível de acesso mais elevado é destinado aos órgãos públicos e organizações militares que atendem os pré-requisitos da Gerência do BDGEx.
DGI/INPE – Divisão de Geração de Imagens do INPE
A DGI-INPE permite baixar imagens de diferentes satélites e séries de satélites, como o Aqua, Terra, série Landsat e CBERs.
Possui uma grande quantidade de critérios para a pesquisa das imagens, como cobertura de nuvens, data e cidade. É necessário apenas realizar um cadastro gratuito para baixar as imagens.
Se você quiser baixar imagens CBERS 04A de 2 e 8 m no catálogo do INPE, veja nosso tutorial em vídeo.
DSR/INPE – Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE
O INPE mais uma vez nos alegrando com seu imenso banco de dados geográficos. Dessa vez listamos o projeto TOPODATA, que oferece o Modelo Digital de Elevação (MDE) e suas derivações locais básicas em cobertura nacional, elaborados a partir dos dados SRTM disponibilizados pelo Serviço Geológico dos EUA.
O projeto fornece dados geomorfométricos do relevo, distribuídos conforme a articulação do mapeamento sistemático na escala de 1:250.000, incluindo declividade, altitude e orientação de vertentes.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
A EMBRAPA possui um projeto de monitoramento por satélite que disponibiliza Modelos Numéricos de Elevação do Brasil com base em imagens SRTM, mas que passaram por um cuidadoso trabalho de correção e padronização, eliminando falhas, sombras e distorções.
São disponibilizados dados altimétricos que foram visualmente convertidos em falsas cores, simbolizando as diversas altitudes. O Formato das imagens é GEOTIFF e a resolução espacial é de 90 metros.
Copernicus – Programa Europeu de Observação da Terra
O Copernicus é um programa da União Europeia destinado a desenvolver serviços de informação europeus com base em dados de observação terrestre por satélite e dados in situ.
No sistema Data Space, que tem parceria com a ESA (Agência Espacial Europeia), você pode baixar imagens de satélites das missões Sentinel 1, 2 e 3.
Enfatizamos que há necessidade de cadastro e posteriormente login para a realização do download dos dados espaciais.
Mais sites para baixar dados espaciais
Lembrando que temos uma página para baixar dados espaciais em diversos variados portais. São dados de diversos temas, além de um conjunto de plataformas nacionais e internacionais listadas.
Fizemos também um artigo mostrando o uso do site da Geoaplicada para baixar dados espaciais. Clique neste link para o artigo e neste link para a página que downloads.
Se houver algum problema nos links, por favor nos informe para que possamos corrigir. Abraço.
Parabéns Jocilene! Como é gratificante e belo, ver o desprendimento de pessoas como você, usando seu precioso tempo em prol de ajudar outros, ao disponibilizar tantas informações tão úteis, de forma espontânea e sem nenhum outro interesse. Valeu, muito obrigado!
Parabéns! Conteúdo de excelente qualidade!
Sua página web é excelente. Belíssimo trabalho. Muito bom.
Ótimo
Grato.
Parabéns pelo levantamento e trabalho realizado.